quinta-feira, 29 de julho de 2004

Previsões de MM

Vou abrir um espaço para fazer uma das coisas que mais gosto: falar do Vitorinha. Mal, é claro. O time que mais cresce na BAhia em número de entusiastas - não necessariamente torcedores - perdeu ontem de 4 a 0 para o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro. Tomou, como se diz, uma surra de gato morto. Só faltou o bichano miar. “Leão Espancado”, foi o título do caderno de esportes do A Tarde de hoje. hehe!

De acordo com um dos maiores consultores de marcas e branding do Brasil, que chamaremos aqui de MM, disse no curso de especialização em Marketing que eu freqüento, que daqui a alguns anos apenas oito times terão marcas fortes o bastante para ser reconhecidos nacionalmente. Digamos, a grosso modo, um Top of mind. Desses oito, três virão de EssePê, dois do Rrrio,(em função da população desses locais), um de Minas Gerais, um do Sul, um da BAhia e um do Nordeste. Mas BAhia não é Nordeste? É, mas a marca BAhia é extremamente forte nacionalmente, o que dá ao estado esse privilégio. Tá?

Pois bem. De EssePê estarão fixados na cabeça dos brasileirinhos o São Paulo, em função de possuir o nome e as cores do estado mais populoso e rico do Brasil; o Corinthians, por causa de sua torcida e ser ligado a nordestinos e a galera mais proletária de EssePê e o Palmeiras, por ser identificado com a colônia italiana. O Santos de Pelé não será uma marca muito forte no país, porque é associado a um time do litoral. Em SP isso faz sentido. Nacionalmente, não.

Do Rrrio, apenas duas marcas serão reconhecidas: o Flamengo, por causa da torcida e fama, e o Vasco, devido a ligação com os nossos descobridores portugueses. O Botafogo, assim como o Fluminense, não é uma marca forte nacionalmente. Só faz sentido no Rio. Do Sul, a marca mais forte será o Grêmio. De Minas Sô Gerais, o Cruzeiro. Do Nordeste, algum time de Pernambuco. MM não soube definir qual. “Provavelmente o Sport”, disse.

Finalmente, da Bahia será, than-ran, o Bahia. Mas o Vitorinha não está investindo os "tubo" para ser um grande time? Não está construindo estádio, etc.? Está, mas ainda não é considerado um time grande nem conquistou nada de realmente importante nesses anos (mais de cem) todos. NADA. O Bahia, além de já ter sido campeão brasileiro (Bi), tem o nome e as cores do estado, o que lhe garante um lugar ao sol na mente dos brasileiros.

Naturalmente que isso poderá ser um pouco, um tiquinho, modificado, segundo MM, se, por exemplo, o Bahia continuar muito tempo na segunda divisão (o que provavelmente acabará este ano), ou o Palmeiras não se reabilitar. Mas os outros continuarão a ser os outros e só. É só pensar que marca serve para duas coisas: identificar e diferenciar. Tsc, tsc. Eu não sei porque eu não gosto de futebol. Desperdício.

Um comentário:

Anônimo disse...

If you need your web site to position increased in search engines, writing wonderful content material should be your greatest top priority when working on your website. You could add search phrases right up until you're azure in the experience, but, when your content articles are below average, men and women will not maintain visiting your blog and check motors is not going to consider your site beneficial. [url=http://www.ss12w12ws.info]Biotgglogy[/url]