quinta-feira, 3 de março de 2005

dePUTAdos

Sabe, eu também gostaria de ter autonomia para aumentar o meu salário em 67%. Acharia super justo. Afinal, trabalho muito, de segunda a sexta, faça chuva ou sol, e tenho (quando tenho) apenas 30 dias de férias remuneradas. Muito pouco. Meu chefe, mesmo não sabendo como, deveria apenas me pagar. Caso reclamasse, diria que um profissional francês ou americano do meu gabarito ganha muito mais, com condições de trabalho melhores. E a sociedade espera que um profissional como eu ganhe bem para não ceder a pressões externas e ferir a ética profissional ou pessoal.

Definitivamente, acredito que isso deveria constar no estatuto da empresa. Inclusive, eu também não deveria ter nenhum custo com alimentação, transporte, assistência médica/odontológica ou aluguel, nem me preocupar com contas de luz ou telefone fixo/móvel. Mas, o que ocorre é que infelizmente isso não acontece no mundo real. A não ser que você seja um dePUTAdo (senador, prefeito, presidente, juiz, etc.) brasileiro.

Cada dia que passa, o sórdido (porque irreal) episódio dos deputados federais ansiosos por aumentar seus próprios rendimentos fica mais intolerável. Acho inocente quem crucifica apenas Severino pela proposta, como vejo por aí. Ele apenas está dando sua cara (de pau) a tapa. Não tem nada a perder, como muitos políticos. Sua principal plataforma para ser eleito presidente da Câmara foi a elevação dos salários.

- Chefe, olha só. Taqui o aumento que eu me dou!
- Sei...Tá bom, fique esperando aí. Sentado, tá?

- Uó!

Também engana-se quem pensa que essas vozes que estão se levantando contra o aumento dentro do próprio Congresso não queiram elevar o valor de seu contra-cheque de R$ 12.840 para R$ 21.500. Severino, num momento de lucidez, os chamou de “demagogos”. E são mesmos. Eles estão empenhados, sim. Só precisam do momento certo. Não querem receber um 21 assim... sem aplicar uma vaselinazinha no povo brasileiro, como Severino Cabra Macho acha que deve ser. A coisa tem que ir com mais calma, devagarzinho, com jeito, e esperar que essa onda de reprovação passe. Como todo brasileiro, dePUTAdos não desistem nunca.

E como todo mundo quer se dar bem nessa estória toda, em Caraguatatuba (SP), o prefeito reajustou seu próprio salário de R$ 11 mil para R$ 18 mil. Os vereadores seguiram o exemplo. Em São José dos Campos, também em São Paulo, os vereadores de lá se deram um reajuste de 60%. Mas aí a Justiça embargou a decisão e a questão está sendo discutida. É de matar.

O que mais me deixa sem saber em que mundo estou é eles quererem aumentar em 67% seus salários. Um desses dePUTAdos chegou a dizer que pesquisas indicavam o apoio da sociedade à concessão do aumento. Não é para rir? O salário mínimo, depois de muita discussão, palavrório e acusações, vai passar de R$ 260 para R$ 300. Um reajuste de 15%. Se eles fizessem o mesmo com seus rendimentos, receberiam cerca de R$ 14.800. Por que 21? Que tara é essa, heim? Em compensação, o presidente Lula propôs 0,1% de reajuste para o funcionalismo federal. Tenho medo.

Atualização 04/03: "Eles são uns idiotas"
Enfim, a proposta de aumento de salários dos deputados foi parcialmente enterrada. A frase foi dita por Severino aos "demagogos" deputados que não tiverão colhões para enfrentar a opinião pública. Pelo menos, Severino aprendeu uma coisa: não se pode confiar em político.
.

Nenhum comentário: