quarta-feira, 4 de agosto de 2004

Uma historinha...

"Era uma vez um empresário boa pinta muito, mas muito ganancioso chamado Juan Pio Paiva. Ele tinha um filho, Victor Daniel, que, apesar do belo nome, era muito, mas muito gordinho e, dizem, gostava de comer muito, mas muito chocolate e galinha assada. Seu apelido era Shrek. Juntos, viviam felizes na cidade de Assunção, no Paraguai. Eram prósperos, típicos capitalistas, e comandavam um grande supermercado na periferia da cidade, o Ikuá Bolaños.

Em um belo dia do mês de agosto de 2004, o pai ficou sabendo que tinha um princípio de incêndio em seu grande empreendimento e que alguns espertinhos queriam sair de lá sem pagar. Seria um prejuízo de Deus do céu. Por isso, com o filho, que era gerente do Ikuá, não teve dúvidas: mandou seus fiéis guardas fechar todas as portas do local. Bem... naquela época tinha gente que fazia tudo que o chefe mandava. Afinal, ninguém queria perder seu emprego. “Manda quem pode. Quem tem juízo, obedece”, era a máxima. Mas eles esqueceram um pequenino e mísero detalhe: que pessoas respiram e que fogo queima. E que dói pra caramba. Ah, se dói.

...

Sem conseguir sair, muitas pessoas morreram queimadas, mas a maioria sucumbiu em conseqüência da inalação de fumaça. Algumas delas, umas 140, ficaram irreconhecíveis. E alguns dos espertinhos que iriam furtar (e, por algo inexplicável, morreram) tinham apenas poucos meses de idade. Também morreram pais, mães, namorados, amantes, tias, filhos, cunhados, sogras, primos, conhecidos e amigos de alguém. Como toda vida é ligada a alguém, o que se viu depois foi tristeza, dor, incredulidade e revolta, como deste garoto que viu sua mãe carbonizada. Ou esse pai que foi impedido pelos bombeiros de entrar no local para tentar encontrar e salvar seu filho.

...

E, como queriam o seu Juan e Victor Daniel, mais de 46O pessoas realmente não saíram do supermercado. No entanto, umas 400 conseguiram escapar, mas não estavam em condições de pensar em quanto estavam devendo ao Ikuá Bolaños. Além de muito feridas, elas estavam, na verdade, horrorizadas com o que passaram dentro daquilo que se tornou um forno.

Foi difícil pra caramba tirar aquelas pessoas daquele lugar. Os bombeiros ficaram exaustos. Victor Daniel quando viu seu supermercado em chamas, não acreditou. Ah, também não acreditou com o que aconteceu com as pessoas. "Um foguinho?" Mas aí já era tarde. Tanto ele quanto seu pai foram detidos. Mas naquela época um homem cujo patrimônio ultrapassasse os US$ 10 milhões, como era o caso do seu Juan, dificilmente ficaria preso em um país sul-americano."

- Sabe, filhinha, sei que é uma historinha muito triste. Mas, infelizmente, o ser humano é capaz de cometer barbaridades que até Deus duvida... Durma com os anjos.

Fotos: Associated Press

Nenhum comentário: