sexta-feira, 20 de agosto de 2004

Êpa, ó eu aqui de novo!

Ou: Prováveis protagonistas de algum mico ou zebra

Depois de ser adiado mais de 3.489 vezes, finalmente estreou no último domingo o novo reality show do SBT: Casa dos artistas – Protagonistas de Novela. Pois é, a emissora, que nunca foi...digamos... tradicional nesta seara, agora quer escolher, por meio da Casa, um ator (atriz) principal para a sua próxima ... hummm... “trama ficcional”. Aí, você se pergunta: - Protagonista de novela? No SBT? Hein!, é alguma pegadinha? Não, não é uma pegadinha. São várias. Se não, vejamos.

O programa mostrará o dia-a-dia de 14 ilustres desconhecidos, em sua maioria modelos, que têm em comum o sonho de ganhar o papel principal em uma novela da emissora. Mesmo tendo o conhecimento prévio de que SBT é famoso por abortar qualquer projeto (alguns de última hora até) a depender do humor de Seu Silvio, mais de 80 mil aspirantes-a-estrela-de-novela-de-TV se inscreveram. (E aí a ex-zebrinha do Fantástico, direto dos anos 80, diz com sua vozinha cut-cut: - deu zebra, ó eu aqui de novo, pegadinha número um!).

- Olha só, tipo assim, sei lá, queremos ser artistas, entende?

No programa, os “artistas” serão submetidos diariamente a um “intenso” treinamento, com “aulas” de interpretação, canto e dança. Semanalmente, eles vão ser “avaliados” por um júri de especialistas naquilo que os produtores do programa chamam de “Prova de Talento”. “Os participantes da Casa compartilham emoções reais e sentimentos únicos, envolvidos numa exigente e completa preparação artística. Para vencer, é necessário muito talento, garra e dedicação”, diz o site. (E a zebrinha saliente: - deu zebra, pegadinha número dois)

Segundo o site, o nome do programa "Protagonistas de Novela" se explica porque o vencedor "vai virar artista" (!?), uma vez que a descoberta de novos talentos faz parte da filosofia do SBT. “Prova disso foi que a vencedora da primeira edição da Casa dos Artistas se tornou a protagonista da novela Marisol (?!) e serviu de inspiração para a mudança de rumos da Casa. E de quem estamos falando? Dela, a Bárbara Paz. Bem, acredito que as pedras da Chapada Diamantina conseguem ter mais carisma do que a Bárbara, ou então ele. Agora, se para o SBT, a Bárbara é referência de dramaturgia, quem aparece? (– oi, eu aqui de novo: Pegadinha número três).

Bem, eu não sou artista, mas mesmo assim sofro pelos profissionais que sobrevivem de arte. Assim como o Fama da Globo, que até hoje não conseguiu emplacar nenhuma celebridade, acredito que o programa do SBT também não vai muito longe, não. Madonna acha a mesma coisa: “Penso que estes programas são criados mais por um tipo de vibração instantânea para a audiência do que para o desenvolvimento de um artista. Duvido que eu consideraria fazer algum deles mesmo que estivesse apenas começando. Para as pessoas que ganham eu diria para largar tudo e começar de novo”, disse quando questionada a respeito dos reality shows. Mas, com Silvio na parada, tudo pode acontecer. Ou não. Alguém duvida?

A questão é que, embora nada de consistente tenha sido realizado ainda na Casa, o programa já tem seu destaque. A concorrente Bianca Soares está sendo o centro das atenções nos primeiros dias por causa de um mísero detalhe: é travesti. Ela é o primeiro travesti a participar de um reality show na TV brasileira. Só que, a princípio, os outros não sabem ou ainda ninguém disse nada. E aí, o programa vai dar zebra ou mico?

Bonus Track:
Sobre o reality da Record, Sem Saída, apresentado por Marcio "michê" Garcia: não vale a pena comentar. Aquilo é um lixo... Tá, o outro também é um lixo, mas o da Record não tem graça alguma. Lamentável.

Nenhum comentário: