segunda-feira, 16 de agosto de 2004

Faltam 4 pra 50

Me dê um é. Me dê um esse. Me dê um . Me dê um agá. Me dê outro é. Me dê um erre. O que temos? Tia Madonna, que faz hoje 46 anos. Isso mesmo. Seguidora mais que bem aplicada da Cabala, a cantora vem dizendo sempre que pode que os estudos da filosofia judaica estão mudando a sua vida. Além de querer que a chamem de Esther (inspirado no nome de uma rainha que salvou os judeus de um massacre), a rainha pop conta agora com um guia espiritual à tiracolo para pedir conselhos antes de tomar qualquer decisão em sua vida, inclusive as mais simples. O guru recebeu carta branca para dar palpites em praticamente tudo.

Mas não é só isso. A determinada Madonna tem feito exigências pra lá de excêntricas para a produção nos shows que vem realizando da turnê Re-Invention.A última foi pedir 25 caixas da água benta da Cabala para uma única apresentação na Irlanda. O que se comenta é que ela não usa a água só para beber, mas também para passar no corpo. Um detalhe é que está tentando converter outras pessoas. A cantora quer que toda sua equipe - mais de 100 pessoas - bebam a tal "Kabbalah Water" e está construindo uma escola de cabala para crianças em Nova York. A inauguração está sendo prevista para dezembro.

Madonna, aos 46: Mãe, esposa, Cabala, anti-Bush..., inglesa

Óbvio que o interesse de tia Madonna pelas escrituras sagradas do judaísmo está gerando muita polêmica junto a própria sociedade cabalista, que não admite que nenhuma mulher tenha acesso aos textos religiosos. Um dos mais velhos e sábios cabalistas judeus, Rabbi Yitzhak Keduri, disse ao jornal Maariv que não está autorizado a ensinar a Cabala a nenhuma mulher, judia ou não-judia, tenha ela o nome de Madonna ou Esther e já tornou público que nem sequer está interessado em conhecer a cantora. "Não sei quem ela é. Não sei nada dela e nem sequer a quero ver", afirmou.

Os mais fundamentalistas e puristas defensores da Cabala consideram as pretensões de Madonna uma verdadeira heresia. Alguns dizem que a versão estudada por ela está muito longe da verdadeira crença ortodoxa. Afinal, tradicionalmente apenas os homens judeus com mais de 40 anos podem ter acesso a ela por meio de árdua meditação e estilo de vida totalmente ascético.

Os críticos dizem que o súbito interesse de diversos nomes do mundo artístico (Britney Spears, Demi Moore, Elizabeth Taylor e Mick Jagger) nas escrituras sagradas do judaísmo não passa de uma moda, assim como já foi o sufismo e o budismo. Apesar disso, Madonna nega veementemente que seu interesse seja apenas uma moda passageira ou um golpe de marketing, e diz que sua devoção é sincera e que está um pouco irritada com o fato de as pessoas acharem que é uma nova onda das celebridades. Então, tá.

Nenhum comentário: