sexta-feira, 25 de junho de 2004

Propagandas incríveis feitas por gênios...

...e aprovadas por clientes mais gênios ainda

Não tenho nada contra publicitários. Nada mesmo. Dizem, inclusive, que propaganda é uma arte e, certamente, ficará marcada como arte típica do século XX. Sei... Tá bom. Provavelmente quem espalhou isso foi outro publicitário metido a “artista”. Mas a questão é que, nos últimos dias, tenho que encontrar forças para suportar os trinta segundos de propaganda diária da Brahma.

Depois de ter conseguido aliciar, em meados de março, o cantor Zeca Pagodinho da concorrente Nova Schin para sua campanha “Amor de Verão”, e ter causado o maior bate-boca não só meio publicitário como também em outras esferas da sociedade (discussões sobre ética e blá, blá, blá...), a cerveja belga colocou no ar a sua mais nova superhipercriativa campanha: uma tal NãnãNãNã. Russuscitada pela África, agência comandada pelo todo poderoso mago (deus, gênio, papa, etc) da propaganda nacional, o baiano Nizan Guanaes, a campanha é uma das coisas mais imbecilizantes que eu já vi. Ou então, eu sou um imbecil que não consigo entender o que significa NãnãNãNã.

Alguém quer me dizer o que significa isso?

Conversa com um amigo meu:
- A melhor propaganda é aquela que fala a linguagem de seu público-alvo. Dessa maneira, ela será melhor compreendida pelo segmento que quer atingir. Me disse.
- Hu-rum... Sei... Mas, pra mim, quem fala NãnãNãNã ou tem uma atitude NãnãNãNã é um débil mental. Uma coisa foi a propaganda com o siri. Um sucesso. Mas o que significa “A cerveja do NãnãNãNã?
- O que eu quero que vc saiba é que a linguagem publicitária tem que ser simples, direta.
- ...

Entendo que depois que o Conar proibiu o uso de mulheres seminuas, animais humanizados, bonecos, animações e afins em propagandas de cerveja, além de cenas, fotos e sons que apresentem a ingestão do produto, a coisa ficou braba para os nossos “artistas”. Mas daí um artista-mago-papa-gênio produzir isso...

Atualização 28 de junho, às 11:30 AM
A campanha está sendo tão malfalada e criticada que agora os gênios estão tentando explicar o que significa o tal NãnãNãNã. Não rola. NÃO ROLA. É muito trite ver qualquer comunicador (qualquer pessoa, aliás) tentar explicar o que deveria ser auto-explicativo.

Mas, eu descobri aqui que a tal expressão é sinônima da frase "vamos dar um tempo e tomar uma Brahma". Dou uma lembrança para quem conseguiu fazer essa relação.

Nenhum comentário: