quinta-feira, 3 de junho de 2004

Amigos da Nana

O jornal A Tarde publicou ontem nota dizendo que a imprensa do sul (sic) noticia que os "amigos" da família Caymmi estão fazendo lobby para que Nana, Dori e Danilo, filhos de Dorival Caymmi, não aparecem para receber os títulos de cidadãos baianos na Assembléia Legislativa.

O motivo para a birra foram os 90 anos de Caymmi, nascido em Salvador no dia 30 de Abril de 1914. O aniversário passou em branco aqui na terrinha: o único show programado (na Praça Castro Alves) acabou sendo cancelado por falta de patrocinador. Eu ia pra lá, inclusive.

O mais divertido e incrível dessa história é que, de acordo com a nota, a família está dividida. Agora, se isso for verdade, é uma pena... Imagino a carioca Nana fazendo beicinho e batendo o pé, dizendo: "Não quero saber de título de baiana. Pra quê esta porra? Eles nem homenagearam meu pai, aqueles desnaturados". Tome!

Acho que foi por isso que o genial Caymmi compôs a música "Acalanto" pra Nana. Quando ela dava pitty*, ele cantava:


É tão tarde...
A manhã já vem
Todos dormem
A noite também...
Só eu velo...
Por você, meu bem
Dorme, anjo
O boi pega nenén

Lá no céu
Deixam de cantar
Os anjinhos
Foram se deitar
Mamãezinha
Precisa descansar
Dorme, anjo
Papai vai lhe ninar...

"Boi, boi, boi
Boi da cara preta
Pegue essa menina
Que tem medo de careta"


* Pitty - não é aquela cantora rocker modernosa de butique, mas uma gíria local. Lê-se pití, com acento no i mesmo. "Dar pitty" é a versão moderna de "rodar a baiana".

Nenhum comentário: