quarta-feira, 16 de junho de 2004

No Rrrio, tocha olímpica. Em Essepê, parada gay. E daí?

Daí que Salvador também bombou neste fim de semana, sem dever nada ao Rrrio e a Essepê. Por aqui aconteceu, na Marina da Penha, o Pressão Fest. A Cidade Baixa ferveu. Quem não foi, perdeu. Eu não fui, mas soube que foi um dos maiores eventos já realizados na city. O que aconteceu? Logo abaixo.

Mas, primeiro, o que rolou no sul...

O Rio viveu, neste fim de semana, suas 12 horas de fama olímpica. A cidade, que se candidatou a ser candidata a sede dos Jogos por duas vezes, sem sucesso, entrou em êxtase quando a chama chegou ao aeroporto internacional de Congonhas no avião Zeus.

O deslumbrado jornal carioca O Globo, por exemplo, descreve o evento da seguinte maneira: “Uma festa que levou uma multidão às ruas e em que não faltou emoção: do público, que o tempo todo vibrou, aplaudiu e gritou os nomes de seus ídolos; e dos privilegiados condutores da chama sagrada, que exibiram orgulho e felicidade em sorrisos e acenos”. Dá vontade de chorar.

Cerca de 1,3 milhão de pessoas acompanhou a chama nas ruas da cidade maravilhosa, segundo o RioTur.

Cariocas em êxtase por causa da tocha

A festejada tocha olímpica não “viu” essa recepção calorosa em nenhuma outra cidade por onde passou. No Rio, ela foi escoltada por aviões da FAB, subiu o bondinho do Pão de Açúcar, foi levada de skate, entre outras coisas que só carioca sabe fazer. “Estou extasiado. É a melhor participação popular que já vi. Meu coração é brasileiro”, disse o responsável pela organização do Revezamento Mundial, Steve McCarthy. Embora emocionado, McCarthy trouxe, junto com a tocha, uma equipe de 30 seguranças estrangeiros para protegê-la.

No entanto, a festa carioca não teria bombado se não fosse a elegante participação dos patrocinadores. A Samsung, por exemplo, substituiu o ex-jogador de basquete Oscar, brasileiro recordista de participações em Olimpíadas, pelo presidente da Oi, no momento em que a tocha passava pelo Pão de Açúcar, um dos pontos nobres da corrida. Explicação: a Oi é um dos maiores clientes da Samsung. Adoro o espírito Olímplico.

Abençoado pelo Cristo Redentor, o evento também se tornou mais um trampolim para figurinhas fáceis a procura de uma foto em revistas. Xuxa estava tão cut-cut com as luvinhas segurando a tocha (a chama apagou com ela). Quanto ao patrocínio anunciado por este blog aos velhinhos de Salvador, lamento dizer que teve de ser cancelado. Infelizmente, o grandioso evento não pode ser transmitido pelas tvs. Elas preferiram coisas mais emocionantes, como transmissão da Formúla 1 no Canadá e campeonato de Stock Car. Fiquei indignado. Onde já se viu carioca se esforçar tanto para fazer aquele evento e a Globo não cobrir.


Paulistas em êxtase por causa da parada

Já a Parada Gay de Essepê conseguiu se tornar a maior do mundo, superando a São Francisco, nos EUA. Participaram, segundo os organizadores, mais de 1,8 milhão de pessoas, que lotou a Avenida Paulista. O evento, que teve como tema “Família e Orgulho”, contou com a participação de pessoas de diversos lugares do Brasil que foram pra lá de caravana, entre eles, Pelotas (RS), Campinas (interior de SP) e Salvador. Só para ter uma idéia da dimensão do movimento, em sua primeira edição, o evento reuniu apenas duas mil pessoas.


Ski dum dum. Enquanto isso, em Salvador...

No último domingo, bem próximo à famosa Igreja do Bonfim, em Salvador, foi realizado um dos mais disputados eventos que a cidade já teve notícia. Muitos torceram o nariz para ele e eu vou contar o porquê. Mas, absurdo ou não, milhares de pessoas tomaram as ruas da Cidade Baixa e foram em direção a Marina da Penha, na Ribeira. Tudo isso por causa do Pressão Fest.

Eu não fui e não teria conhecimento do que se passou por lá se não fosse minha amiga fashion e descolada Carine, também conhecida como Kate. “Lotou, transbordou de gente”, me disse. Pois bem: o que aconteceu por lá? Pagode. Isso mesmo. A Marina da Penha tremeu ao som de bandas de pagode. Dez. O show começou às três da tarde e entrou pela noite. As bandas foram encabeçadas por uma conhecida pelo nome Pagod´Art, responsável pela música "Pressão" (“Pressão, vou botar pressão, mamãe”) que deu nome ao evento.

Segundo Kate, a casadinha estava sendo vendida por R$ 30,00 dias antes do show, mas, no local, a disputa para entrar foi tanta que tinha ingresso individual sendo vendido por R$50,00. “Como os ingressos haviam acabado, se uma pessoa que estivesse dentro da Marina fosse para rua, ela era logo abordada por um bando de gente querendo comprar a camisa dela para poder entrar”, contou. Detalhe: Foram cinco cores diferentes de camisa: rosa-choque, preta, laranja, verde-cana e azul. Na próxima festa, dizem, vão ser doze.

Por outro lado, Kate diz que “enquanto não socou o local, eles [os seguranças, a organização...] não fecharam o portão. Cada hora entrava mais gente. Estava tão cheio que não dava nem pra dançar. Você ia para onde o povo, a massa, te levava. As filas para comprar cerveja e churrasquinho estavam imensas. O calor estava tanto que até tinha homem dançando de sunga”.

Mas quem foi pra lá? “Deu de tudo o que você puder imaginar. Tinha mauricinho, patricinha, travesti, sapatona, viado. Tudo, de canhão a deus grego. As piriguetes e os putões, claro, deram plantão. Se sentiram em casa”, diz Kate. “Teve também muitos olhos claros. A negrada toda de lente de contato e cabelos trançados. A platéia era moderna”.

É, quem diria, o pagode ainda ferve nessa cidade. “Quando começava a tocar uma música, o povo começava a gritar, a cantar mais que quem estava no palco. O povo se entregava completamente, de corpo e alma. As mulheres gritavam enlouquecidas”, relata kate. “O povo sabe a letra de todas as músicas. Mas não é a letra que faz as pessoas irem a qualquer pagode, é o swingue, a dança. Você pode cantar a música que for, se tiver uma batida gostosa, a pessoa vai. A pessoa que aprende a letra, aprende para fazer os passinhos”.

Ainda de acordo ela (que se não fosse a própria que estivesse me contando, justo ela que não desce do salto, eu não acreditaria) teve até uma dança do mosquito. Nessa nova dança, os homens ficam em posição de flexão, mas só mexem o quadril pra cima e pra baixo. “Mosquito não morde, mosquito pica, não é? Então, era isso que eles estavam fazendo”. Mesmo? “Mesmo. Foi uma putaria”, define minha amiga.

Que mais?

“Teve pagode em ritmo de arrocha, cantor mandando alô para o povo de Cajazeiras [periferia]. Teve viado que subiu e quebrou no palco. Agora, uma coisa eu digo: teve pouquíssima briga. O único incidente foi uma latada na minha cabeça”, continua Kate. “Ali deixou saudade”.

A periferia ferve. Ainda não tenho registro fotográfico do que aconteceu para poder colocar aqui o formigueiro que foi o Pressão Fest. O próximo, segundo Kate, irá se chamar, Mica Fest. Vou ou não vou?

4 comentários:

Anônimo disse...

[url=http://sunkomutors.net/][img]http://sunkomutors.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]can buy photoshop, [url=http://sunkomutors.net/]iet discount software[/url]
[url=http://sunkomutors.net/][/url] filemaker pro 10 crack educational software training
student discount software photoshop [url=http://sunkomutors.net/]soft sales software[/url] insurance office software
[url=http://sunkomutors.net/]microsoft software sales[/url] money order software
[url=http://sunkomutors.net/]windows xp software to buy[/url] cheapest computer software
adobe film editing software [url=http://sunkomutors.net/]3rd grade educational software[/b]

Anônimo disse...

[url=http://hopresovees.net/][img]http://vonmertoes.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]discount software discount game, [url=http://hopresovees.net/]free coreldraw 6 download[/url]
[url=http://hopresovees.net/][/url] cheap xp pro software discounted academic software
7 Mac Poser [url=http://vonmertoes.net/]how to install kaspersky[/url] shop elements software
[url=http://vonmertoes.net/]making comics pages in quarkxpress[/url] education discount software
[url=http://bariossetos.net/]on line store software[/url] free antivirus for windows xp
order for software [url=http://vonmertoes.net/]nero 6[/b]

Anônimo disse...

[url=http://murudobaros.net/][img]http://murudobaros.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]mail order management software, [url=http://murudobaros.net/]adobe creative suite 3 design premium upgrade[/url]
[url=http://murudobaros.net/]adobe photoshop cs4 serial number generator[/url] educational discount software buy microsoft office software
discount adobe software for [url=http://murudobaros.net/]freeware dvd decoder windows xp home[/url] buy software canada
[url=http://murudobaros.net/]adobe photoshop cs for mac[/url] discount software review
[url=http://murudobaros.net/]education software sales[/url] furniture store software
adobe photoshop 6 software [url=http://murudobaros.net/]adobe photoshop + cs3 + free download + 3rd party[/b]

Anônimo disse...

[url=http://vonmertoes.net/][img]http://hopresovees.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]photoshop elements 7 for mac, [url=http://vonmertoes.net/]microsoft office college discount[/url]
[url=http://bariossetos.net/][/url] can microsoft office enterprise 2007 work on windows vista software in ontario canada
buy old software [url=http://bariossetos.net/]new adobe software[/url] added reseller software
[url=http://vonmertoes.net/]sell software source[/url] office outlook 2003 pops up and wants to install
[url=http://vonmertoes.net/]2007 oem software[/url] can i purchase software
office software discounts [url=http://hopresovees.net/]educational price software[/b]