sexta-feira, 8 de julho de 2005

Nowhere to go

Responda quem puder: Quanto vale a vida de um londrino? Ou de um novaiorquino? Ou de um madrilenho? Ou de um paraense? Quem dá mais! Os ataques supostamente atribuídos a rede Al Quaeda que aconteceram ontem em Londres e mataram ao menos 50 pessoas chocou novamente o mundo. A nossa geração já tem pelo menos três referências: o 11 de setembro, nos Estados Unidos; o 11 de março, em Madri; e agora o 07 de julho, na capital da Inglaterra.

...

Mas eu me questiono (algumas religiões dizem que isso é perigoso): a vida de um europeu é mais importante do que a de um iraquiano ou de um afegão? Por que nossa indignação é menor quando se trata das mortes irresponsáveis que estão acontecendo no Iraque ou, sei lá, Haiti? Será que eu estou sendo hipócrita, insensível, estou trocando as bolas? Será que por pensar assim estou apoiando algum ataque? Não! Agora, se me perguntarem se acredito na lei da ação e reação, respondo sem pestanejar: - Eu acredito. Sinceramente, só tenho a dizer que lamento o que aconteceu em Londres.

Muçulmanos voltam a ser o centro das atenções do Ocidente. Imagem do ônibus que rodou o mundo, sem trocadilhos, hein

Por falar nisso, pouca coisa nesse mundo tem sido mais repetitiva que o noticiário sobre o Iraque. O site O Homem Chavão tirou a prova e revelou: "você nunca sabe se está lendo notícia nova ou se é a de ontem."

1. Iraque encontra mais 46 corpos no fim de semana - 16/05
2. Corpos de 12 iraquianos são encontrados em Bagdá - 16/05
3. Número de executados no Iraque nas últimas 48 horas já chega a 47 - 16/05
4. Decapitados dois jornalistas iraquianos - 16/05
5. Polícia descobre 46 cadáveres no Iraque; 25 deles em Bagdá - 16/05
6. Iraque: motorista e dois jornalistas da TV do Kuwait são assassinados - 15/05
7. Encontrados 34 corpos de iraquianos mortos por rebeldes - 15/05
8. Encontrados 28 cadáveres de iraquianos mortos por insurgentes - 15/05
9. Morrem sete pessoas em dois atentados suicidas no Iraque - 15/05
10. Morrem quatro pessoas em dois atentados e governador sai ileso - 15/05
11. Dois funcionários de companhia industrial morrem no Iraque - 15/05
12. EUA concluem operação no oeste do Iraque; 125 rebeldes mortos - 14/05
13. Atiradores matam em Bagdá funcionário da chancelaria iraquiana - 14/05
14. Explosão no Iraque mata pelo menos quatro pessoas - 14/05
15. Nove soldados dos EUA morrem no Iraque, nova explosão em Bagdá - 14/05
Entre outros.

Agora, só mais uma perguntinha: quanto é que vale mesmo a vida humana, hein? Tenho uma suposição: 60 dólares o barril, segundo a cotação de ontem na bolsa de Nova York.

Nenhum comentário: