terça-feira, 12 de julho de 2005

Danielicius Comics presents: Anti-heróis Nacionais (Parte I)

O Capitão Cueca

A crise do PT e do governo Lula, a cada dia que passa, está se transformando em uma verdadeira comédia, se não fosse tão assustadora: é uma tragicomédia. O mais recente personagem, o Capitão Cueca, é definitivamente um anti-herói nacional. Mas, apesar disso, não podemos negar que ele é a cara do macho latino. Seu segredo, para o bem e para o mal, está entre as pernas.

Por um vacilo infantil, isso para dizermos o mínimo, ele foi pego no último sábado pela Polícia Federal com R$ 200 mil em uma valise e US$ 100 mil no seu principal esconderijo: a cueca. Os caras logo desconfiaram daquela potência viril. "Estava grande demais", disse um policial federal. "Meia, banana, entre outros objetos, a gente já tá acostumado a ver nessa parte, principalmente quando os paulistas passam pelo raio-X do aeroporto", afirmou outro. "É uma questão de auto-estima, uma coisa cultural de nosso povo". Um amigo baixo-astral disse: "Eu sempre passo com um milhão e ninguém nunca me parou".

Cúmplices do Capitão Cueca em conspiração. Não se engane, é uma gangue: eles roubam pirulito até de criancinhas

Mas, em vez de paulista, o Capitão Cueca é cearense, tem 39 anos, chama-se José Adalberto Vieira da Silva, e trabalhava para o deputado estadual cearense José Nobre Guimarães, irmão do ex-presidente do PT, José Genoino. A notícia de sua prisão foi a gota d´água para a saída de Genoíno da presidência do partido. Ele estava indo de São Paulo para Fortaleza e faria escala em Brasília, a capital dos Homens-Cueca samba canção, uma sub-categoria do Capitão Cueca. O presidente Lula disse "é um pesadelo". E é.

Mesmo um anti-herói, o Capitão Cueca tem brasilidade, tem ginga, uma vez que o brasileiro acha mais seguro guardar dinheiro dentro de roupas íntimas do que em banco. Por exemplo: no carnaval baiano, a coisa mais comum é você colocar dinheiro na cueca ou, no caso feminino, no sutiã. Na rua é um bota e tira que você acha que está vendo um bando de devassos. Não é, é apenas precaução. Agora, 100 mil dólares é coisa de herói mesmo. Viajar com esse dinheiro sem usar a mala é incrível.

O Homem-Mala

Ao contrário do Capitão Cueca, o Homem-Mala não goza da simpatia popular. Eles são vilões da pior espécie. Geralmente é um político, publicitário, religioso ou empresário engravatado que carrega dinheiro na... mala! Sinceramente, mala pega muito mal. Ontem, a Polícia Federal prendeu sete malas com cerca de 10 milhões de reais em dinheiro vivo num avião fretado pela Igreja Universal do Reino de Deus. Dentro do jato estava o deputado federal (político) e presidente da Universal (religioso), João Batista Ramos da Silva (PFL-SP). Segundo o deputado, o dinheiro foi arrecadado a partir de doações de fiéis da igreja e que seria depositado numa conta do Banco do Brasil em São Paulo.

Aqui na Bahia, um jornal muito discreto, mas direto, chamado Tribuna da Bahia, definiu o episódio como "Mensalão de Deus" e disse: "Que o dinheiro é de uma igreja evangélica, não restam dúvidas. Dinheiro arrecadado do dízimo pago pelos fiéis, o que também não é novidade. Nem ilegal. A própria igreja assumiu isso. Era o mensalão de Deus. Mas numa fase de tantos escândalos e de tantas malas pretas circulando por aí, bem que o país podia se livrar desse susto". Com relação aos Homens-Mala nada a declarar.

Nenhum comentário: