quinta-feira, 3 de fevereiro de 2005

Chuva, suor e cerveja

Ou: We are carnaval, we are, we are folia. We are the world of carnaval, we are Bahia.*

Cenas de carnaval **

Depois de tanta espera e expectativa, finalmente o Carnaval de EsseEsseÁ começa hoje. Até mais ou menos o meio dia de quarta-feira de Cinzas, a cidade viverá só em função da folia. Poucas atividades (supermercados/hospitais) funcionarão durante esses dias. Quem tiver alguma coisa pendente ou faz hoje ou deixa para a próxima quarta-feira. É assim que a coisa funciona por aqui.



Infelizmente, este ano não ganharei nenhum dinheiro na folia. O que é péssimo. Por isso, só vou gastar, gastar, gastar, o que é mal, muito mal, mal mesmo para a minha conta corrente. Ser patrocinado pelo meu próprio dinheiro é a pior coisa, não está com nada. É o mesmo que descer ladeira (íngreme) sem freio. Nem o meu Visa poderá entrar na roda, uma vez que nenhum dos 68 mil ambulantes aceita cartão de crédito. Então, vamos rezar para não estourar o limite do cheque especial, heim, minha gente?


Aparentemente, o tempo está bom nessa cidade. Chove um pouquinho e pára. Chove mais um pouquinho e pára. Espero que continue assim e a chuva cumpra decentemente a sua função nessa festa: refrescar e limpar o ar. Não quero mais terminar meu percurso às 5 horas da manhã (começa mais ou menos às 22 horas) encharcado, como no ano passado, onde abada virou trapo e fantasia virou trapo. Mas, como todo mundo estava bêbado e também um trapo em pessoa, tanto faz. Quando você está no meio de 2 milhões e 200 mil de pessoas na rua, ninguém repara. E, como provavelmente meu estado estará alterado durante esses dias, esse blog só voltará a ser atualizado na "quinta-feira de cinzas". Portanto, se jogue, caia na gandaia, mas não se perca de mim, não se esqueça de mim, não desapareça, tá?


Aliás, claro que pensarei seriamente no caso de voltar aqui se se confirmar a vinda de Mr. Kravitz à Bahia. Dizem por aí a boca não tão pequena assim que ele viria quatro dias depois de fazer o show no Rrrrio, dia 21 de março. Ninguém confirma. O site não diz nada. Mas, o antenado Phelipe traz a boa notícia de que ele pode vir ao estado. Se não for para fazer um show, pelo menos virá na tentativa de reconquistar o coraçãozinho da badaladíssima modelo Adriana Lima. Será? Será! Será! (O que é o bombardeio de uma propaganda, não é mesmo? Toda vez que essa palavra surge, vem à minha mente aquele filme idiota da Skol. Nojo.) Por falar em Adriana, tenho um primo que diz ter se recusado a namorá-la, quando a garotinha, sequinha e esquisita, ainda morava no singelo e modesto bairro de Castelo Branco em EsseEsseÁ. Não preciso nem dizer que ninguém da família acredita nessa história, não é verdade?


Chiquita bacana
Como já está ficando tradicional, vi Caetano e Paulinha na festa de Iemanjá, no Rio Vermelho, como havia previsto no post de terça-feira. Já percebi que eu tenho sangue doce para essas coisas. Caetano, todo de branco, chegou na praia no horário em que o presente principal saiu em direção ao alto mar, por volta das 17 horas. Estava meio espavorido, praticamente pulando as pedras escorregadias da praia com flores na mão para chegar a não sei que lugar. As pessoas, quando percebiam que era ele, não adiantava fazer muita coisa, porque ele já estava longe, pulando de pedra em pedra feito um menino de 12 anos. Foi algo inacreditável, que nem eu conseguiria fazer igual e com tamanha rapidez. Ainda mais usando uma sandália de couro.


Paulinha e um séquito bem que tentavam seguir os passos do ex-marido dela. Não deu. Então, (estava ansioso por algum piti), teve um momento que ela parou e fez com que os retardatários parassem também, cruzou os braços e olhou fixamente Caetano, que estava a uns dez metros à frente. Aí, Caetano, sem saber porque aquelas pessoas estavam ainda tão longe, parou e as esperou. Quando chegaram perto, saiu novamente em disparada e, nesse instante, o perdi de vista. São nessas situações que eu fazem me questionar porque ainda não tenho uma câmera portátil. Eu adoro muito tudo isso.

* Acho essa música podre. Mas adoro. ** Fotos: Emtursa

Nenhum comentário: