segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006

Festeenval de Verão

Ontem, terminou a oitava edição do Festeenval de Verão. Me aventurei a ir na sexta-feira àquele fim de mundo chamado Parque de Exposições. A primeira impressão foi que teve menos gente do que as edições anteriores. Essa sensação foi confirmada por algumas pessoas que foram em dias diferentes. O preço, evidentemente, foi um dos fatores para esse esvaziamento. Apesar do argumento de que são seis shows por dia, soteropolitano não pensa dessa maneira. Tanto é que, na quinta-feira, qualquer pessoa, mesmo não sendo estudante, poderia comprar meia-entrada, a R$ 24. Enfim...

Pitty, Daniela e Tati Quebra-Barraco. Só se vê na Bahia

A sexta-feira foi, definitivamente, um dia estranho. Tinha rappers, axezeiros, pagodeiros, funkeiros e roqueiros teens de butique, tudo reunido. Foi um entra-e-sai no mínimo curioso da arena principal do evento. O clima "não gosto disso, não gosto daquilo, mas aturo" chegou até os bastidores. Pitty disse que não gosta de axé. O povo começou a dizer que ela tinha dito não gostava de Daniela Mercury. Pitty teve que desmentir. Falou: “Simplesmente nego me perguntou se eu gostava de axé e eu disse que não. O problema é que toda vez que a gente fala uma coisa dessa, as pessoas transformam numa polêmica. É o que vende, não é?”.

Já Daniela disse que não gosta do funk carioca e que se fosse convidada para subir ao palco com Tati Quebra Barraco, não iria: “Rapaz, eu não ia, não”. “Eu ainda não consegui, acho que falta abertura de alma. Talvez seja porque eu não saiba abrir as pernas como elas (as funkeiras)”, criticou Daniela. Quanto a Pitty, ela não deixou por menos: "Ninguém é roqueiro como a gente. Roqueiro no sentido de protesto, de idéias pela vida e pela música. O rock também é todo mestiço, também tem influências e Pitty, querendo ou não, tem influências da música da Bahia. Ela nasceu aqui e não poderia sair impune disso”. Por falar em Daniela, ela fez um de seus melhores shows. A cantora também relembrou o episódio ocorrido com o Papa Bento XVI, por causa da defesa ao uso de camisinha, e disse que vai continuar defendendo o contracepitivo.

Já Tati, a última atração da sexta, disse que tem o público dela. E mais: "A boca é minha e eu canto o que eu quiser. Se me chamam, têm que me aturar”. Pois é. O baiano, acostumado a letras do tipo (Aí, meu Deus do céu, essa mulher tá acabada/ A rapaziada te deixou arregaçada/ Sua fisionomia hoje é de metralhada/ Você tá sambada, tá sambada , tá toda metralhada/ Trá trá, toda metralhada...) não se empolgou muito com Tati no palco, não. Meio morna a apresentação da funkeira. Na night também teve Skank, CPM 22 (!), MV Bill, Hip Hop Hoots, Pavilhão 9, etc.

Pinto returns

Depois de ter sido visto com uma peruca de rasta e tatuagem de henna na festa de aniversário de João Ubaldo Ribeiro, na Ilha de Itaparica, o mega-pop-estiloso Padre Pinto deu às caras no Festeenval de Verão. Foi prestigiar o concurso da Beleza Negra, como jurado, ao lado de, entre outros, o multiuso Caetano Veloso. O tradicional concurso escolhe a Deusa do Ébano, rainha do bloco Ilê Aiye. Vestido com um chapéu de cowboy, blazer branco, calça com a bandeira do Brasil e camisa com motivos do Ilê, Padre Pinto distribuiu beijos e não desgrudou do copo de cerveja.

Padre Pinto quer ser apresentador de TV. Tudo!

Se sua aparição já é motivo de frisson, o Padre Pintou não se fez de rogado: soltou a língua e, em entrevista ao A Tarde, chamou Dom Geraldo Majella, arcebispo Primaz do Brasil e presidente da CNBB, de despreparado artisticamente. "O cardeal errou duas vezes e vou acioná-lo em juízo por ter me acusado de ser louco e merecer estar num sanatório em Roma. Ele é despreparado artisticamente e tem uma cultura castrada e castradora. Se tivesse a capacidade de enxergar com outros olhos veria o belo trabalho que é feito na paróquia da Lapinha", disse.

Quem achou isso o bastante, ainda ouviu: "Ele é pouco sensível em relação à raça negra e aos pobres que tanto participam da Igreja Católica e que são maioria no Estado". Ele disse também que a comunidade da Lapinha, intelectuais (!) e artistas farão uma caminhada de solidariedade ao padre. "Estou otimista e esperançoso que logo esteja de volta ao posto que Deus me colocou. Acredito que a resposta do cardeal será positiva e que poderei continuar a fazer o trabalho honesto de sempre".

Quem não sabe quem é o Padre José Pinto (que também é artista plástico, bailarino e estilista), dá uma olhadinha no post "A insustentável leveza de ser baiano", do dia 12 de janeiro.

Bonus Track
O produto pode não ser lá de qualidade, mas que eles são eficientes, isso, sim, eles são. Estou falando dos camelôs. No sábado, já era possível comprar DVD e CD pirata dos shows de sexta-feira de qualquer artista do Festeenval de Verão. É bom lembrar que Tati, a última artista a se apresentar, terminou o show por volta de 3 da madruga. Às 10h, já podia ser encontrada nas ladeiras da Lapa. Eles são foda.

Nenhum comentário: