segunda-feira, 24 de janeiro de 2005

Festival

Se é de conhecimento geral que EsseEsseÁ é um oásis para empresas e artistas ganharem dinheiro e publicidade no verão, é notório que a “terra da felicidade” não dispõe de casas de espetáculo decentes para eventos de grande porte. Em poucas palavras, aqui infra-estrutura não dá as caras, com raras exceções. Com isso, uma receita que está fazendo sucesso há algum tempo é a transformação de lugares “armengados” (armazéns, depósitos, parques antigos e/ou fechados), de cimento ou terra batida, em espaços “armengados” da moda.

Eu não vou nem falar nos ensaios caça-níqueis que antecedem o carnaval. (É bom lembrar que eu não tenho nada contra quem vai). Mas, o maior evento desse tipo (caça-níquel), sem dúvida, é o Festival de Verão de Salvador, cuja divulgação principal ficou a cargo das empresas da Rede Bahia (TV Bahia – afiliada da Globo, com maior audiência do Estado, jornal Correio da Bahia, rádios Tropical SAT e Globo FM, site ibahia, etc). Foi quase impossível não ter se contaminado com a “importância” do evento e as atrações (nenhuma novidade) com o bombardeio. Em um mesmo caderno do jornal do grupo, só para se ter uma idéia, era possível ver por esses dias propaganda do festival em várias partes do mesmo, às vezes em folha dupla, em letras garrafais. Isso sem falar na Globo.

Com o público variando entre 30 e 60 mil pessoas, a depender do dia (e da fonte de informação), o divertido foram os nomes dados aos espaços do Festival em sua sétima edição, como as pérolas Arena Vivo Motomix ou Tenda Skol Tropical Beats. Fico imaginando o diálogo: (A) - Onde te encontro? (B) – Lá no Barracão Conta Universitária Bradesco. E, vc? (A)– No Camarote Baladas Pepsi. É tudo essa “nova” tendência do marketing, não é mesmo?

Outro detalhe muito legal animador de se ver: as pessoas correndo atrás de tudo que é distribuído de graça pelas empresas instaladas ao longo do Parque de Exposições. Filas para fazer transformação no cabelo, tatuagem, fitinhas do Bonfim, amostra de shampoo, etc. Ou seja, é a velha máxima “de graça até injeção na testa”. Medo.

Mais Axé!
O ritmo dominou, naturalmente, a grade do Festival. Os alternativos (!?) lamentaram (!?) o pouco caso que fizeram com outros gêneros (!?). Por falar nisso, as estrelas do Axé também estão bombando as propagandas neste verão. Estão em toda parte. Pelo menos na TV baiana se vê em um mesmo intervalo comercial Daniela Mercury (Credicard/Ministério da Saúde), Ivete Sangalo (Schin), Araketu(Brahma), Chiclete com Banana (TIM), Carlinhos Brown (Skol), entre outros. Além disso, o governo da Bahia juntou algumas personalidades e artistas (de Axé) para fazer um videoclipe para incrementar o turismo do Estado. Por sinal, bem fofa. “Nesse verão não quero ver você à toa. Vem pra Bahia, que a Bahia é uma boa”, é o slogan.

Ai, meu pai Oxalá, somos tão fofos, não?

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