quinta-feira, 9 de dezembro de 2004

Ele não vai se preocupar

É, no mínimo, constrangedor o presépio deste ano do Museu Madame Tussaud´s, em Londres. A representação do estábulo de Belém e das figuras que participaram, segundo o Evangelho, do nascimento de Cristo, contém estátuas de cera do jogador de futebol David Beckham, como José, e da ex-Spice Girl, Victoria Adams, como Virgem Maria. Isso é o mínimo para mim, uma vez que o culto às celebridades é a marca do Museu. Agora, colocar Bush e Blair como os Reis Magos ou representando seja lá o que for é indecente, ainda mais se tratando de religião. Pegaram pesado.

José Beckham, Maria Adams e os reis magos Blair, o marido da Rainha e Bush

Sinceramente, não me interessa toda essa história de presépio, mas respeito. Já vi representações belíssimas tanto em forma de maquete quanto teatrais. A reação da Igreja, como era de se esperar, está sendo feroz. Os adjetivos ao presépio vão de mau gosto a repugnante. “Esse é mais um sinal de que as pessoas acham que podem brincar com coisas sagradas. Deus não vai se preocupar com isso, mas é um pouco deprimente”, disse o editor da revista “Anglican Church Times”, Paul Handley. Adorei o texto dele, principalmente o "Deus não vai se preocupar com isso". Bem, quanto ao casal Beckham, o porta-voz disse que “não tinham conhecimento” do presépio e que “não têm nada a comentar”.

Além das figuras citadas, os pastores são representados pelos atores Samuel L. Jackson e Hugh Grant e o humorista irlandês Grahan Norton. A cantora australiana Kylie Minogue é um anjo que sobrevoa a manjedoura. O outro rei mago é o duque de Edimburgo, marido da rainha da Inglaterra.

Brad Pitt sendo apalpado

O museu Madame Tussaud´s é uma das atrações mais populares de Londres. Com 200 anos de criado, abriga celebridades que vão de Woody Allen ao Dalai Lama. Entre as novidades, estão uma réplica em cera da cantora Beyoncé que rebola e a estátua do ator americano Brad Pitt, a primeira sem camisa, onde os admiradores que se aproximarem e tocarem seu peito musculoso poderão escutar seu coração bater. Além do original em Londres, o museu mantém filiais em Las Vegas, Amsterdam e Hong Kong.

Essa história de museu de cera é engraçada (e rentável, claro). Já viram o rosto e o corpo dos artistas? Me lembra "O Retrato de Dorian Gray", de Oscar Wilde. Tenho medo, hehe!

Nenhum comentário: