terça-feira, 7 de dezembro de 2004

Bahia Light

Nesta quarta-feira, acontece em EsseEsseÁ a tradicional festa de Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Comércio. Para quem não agüentava mais esperar, o evento dá início ao tão famoso ciclo de festas populares da cidade, principalmente para os fogosos e bagaceiros de plantão. Ou seja: a partir de amanhã a cidade respirará e transpirará (mais, muito mais!) festa. Simplesmente não haverá mais nada a ser feito em EsseEsseÁ a não ser ir a alguma... festa. Para quem gosta é o paraíso. Para quem não gosta é literalmente o inferno ao cubo.

Basicamente, o circo estará armado até o grande evento, o Carnaval, que acontecerá mais cedo, de 03 a 08 de fevereiro. Minto: a coisa continuará pegando fogo até as ressacas pós-carnaval, que duram mais ou menos uma semana após o término do reinado de Momo. O detalhe é que, em paralelo às festas de largo, procissões, lavagens e ene outros eventos, as bandas de axé music, de pagode, de arrocha (a novidade da estação!), cantores e cantoras de blocos carnavalescos realizam, quase todos os dias, shows em variados pontos da cidade, como os badalados ensaios do bloco Os Mascarados, com Margarth Menezes, e os da Timbalada e do Ara Ketu.

Fachada da Igreja da Conceição. Aqui o bicho pega!

Brincadeiras à parte, essas festas populares, as de largo como, por exemplo, Bonfim e Iemanjá, inegavelmente são a representação do mais legítimo movimento de manifestação popular baiano. Nada é mais Bahia. Toda a fé (?!), bastante singular, diga-se, manifesta-se principalmente neste ciclo, desde as comemorações dos orixás do candomblé - quando os "terreiros" da cidade batem seus tambores para seus filhos-de-santo dançarem - até as festas da religião católica, que ganham um cunho profano com muito samba-de-roda (ops! pagode/axé/arrocha) e barracas padronizadas que servem bebidas e comidas variadas.

É o que acontece nesta quarta na festa de Nossa Senhora da Conceição, ou simplesmente, da Conceição. Pela manhã, missa. À tarde (ou, antes mesmo), povo “celebrando” (para usar uma palavra elegante) pela rua. Apesar da importância cultural dessas festas, a violência, a falta de segurança e intere$$e governamental, estão fazendo com que essas comemorações percam a sua força e originalidade a cada ano que passa. Algumas delas já deixaram até de existir, como a da Ribeira, extremamente forte há alguns anos, segundo relatos. Como eu não gosto de multidão, a não ser exclusivamente no Carnaval, não vou.

Infelizmente, hoje em dia a maior parte das festas de EsseEsseÁ ocorre em espaços fechados, a maioria sem infra-estrutura digna, para a classe média que pode pagar entre R$ 20 e R$ 80 por semana por ensaio. É mais seguro? É. Mas, falta alguma coisa, não é assim... digamos... Bahia. Afinal, esse tipo de festa poderia estar rolando em qualquer ou lugar, inclusive em EssePê ou BraZília, como as micaretas. Bahia é Conceição, não Conceição Light, como é “ironicamente” chamada a fe$ta fechada comandada por Daniela Mercury que será realizada no mesmo dia próximo à Igreja. Bahia é Bonfim, não Bonfim Light. Simplesmente, a Bahia está ficando cada vez mais light, sem graaaaaaça.

Bonus Track
08/12 Festa da Conceição
01/01 Procissão do Nosso Senhor dos Navegantes e Festa da Boa Viagem
06/01 Festa de Reis ou da Lapinha (fofa)
08/01 Farol Folia
13/01 Lavagem do Bonfim (a mais interessante)
17/01 Festa da Ribeira
22/01 Lavagem de Itapuã
29/01 Lavagem de Ondina
30/01 Festa de São Lázaro
02/02 Festa de Iemanjá (a mais bonita)
03 a 08/02 Carnaval (sem comentários!)

Nenhum comentário: