segunda-feira, 6 de março de 2006

Só para amantes

Como todos os anos acontece, não consegui assistir até o fim a festa do Oscar transmitida pela Globo ontem. Na verdade, não passei do segundo bloco. Domingo, né? Mas até onde resisti, pude observar que Hollywood está desesperada. A Academia só faltou implorar de joelhos ao dizer, a todo momento, como é importante as pessoas frequentarem o cinema. Que nada se iguala ao ambiente de sonho que o cinema proporciona.

Se não me engano, o apresentador-cara-de-pedra Jon Stewart mostrou em algum momento trechos de filmes que marcaram época e disse que se esses filmes fossem vistos na TV, não teriam a mesma graça. Não me lembro ipsis litteris o discurso porque já estava mais pra lá do que pra cá. Aqui entre nós, o drama tem razão: A arrecadação dos cinemas americanos está em queda livre. Em 2005 foi de US$ 1,34 bilhão, contra US$ 1,39 bilhão no ano anterior e US$ 1,63 bilhão em 2003.

Por que será que isso está acontecendo? Longe de querer resolver a questão (afinal, tenho mais o que fazer e também não estou ganhando para isso) levanto duas hipóteses: 1) os filmes que estão sendo lançados não estão tendo aquele apelo junto ao público e 2) tá surgindo aí uma mudança de comportamento ao consagrado hábito de ir ao cinema. Ninguém diz, mas também inventei a roda. hehe!

A noite foi dos pinguins

Tem muitos amigos meus que cometem o "pecado" de não ir mais a nenhuma sala. Primeiro porque ninguém está muito disposto a desembolsar R$ 14 ou mais em um filme, qualquer que seja ele, de quem quer que seja. Até Almodóvar não merece tanto. Outros dizem: "Pra quê? Logo, logo sai em DVD. É mais barato, não preciso procurar estacionamento, pegar fila e não tenho que me estressar com aquele povo mal educado". Enfim... é a era do Home Theather.

Outra: As pessoas se impressionaram com o fato de Crash ter levado o Oscar de Melhor Filme. Os defensores de Brokeback Mountain, o favorito, se sentiram boicotados, etc. Tsc, tsc... Até parece que ninguém nunca assistiu ao Oscar. Se isso não acontecesse, não teria graça. Veja aqui os vencedores do Oscar 2006. Outra conclusão: Para a Academia, ainda é mais "fácil" lidar com o conflito racial (Crash) do que com uma história de amor entre dois homens (Brokeback). Quer saber mais? Leia Ana Maria Baiana.

Nenhum comentário: