quinta-feira, 13 de outubro de 2005

Xiiiii... Sujou!

“Não há dúvida de que hoje o diabo está se intrometendo mais na vida do homem”. Foi o que disse o padre Paolo Scarafoni na aula inaugural do curso de exorcismo e orientação da libertação iniciado hoje na Universidade Pontifícia Regina Apostolorum, localizada em Roma.

Reservado aos padres e seminaristas estudantes de teologia, o curso, que está sendo oferecido pelo segundo ano consecutivo pelos Legionários de Cristo (uma ordem religiosa conservadora), atraiu cerca de 120 religiosos de todas as idades do mundo inteiro. Eles aprenderão a reagir caso... assim... sem querer, querendo topem com uma pessoa possuída por um demônio. Sim, ele está (ou continua) entre nós! E a Igreja, como sempre, está preocupadíssima com o cada vez maior poder de sedução dele, nesse mundo cheio de tentações e liberdades mal administradas.

Mas aí você se pegunta: como identificar uma pessoa possuída pelo demônio? O exorcista Gabriele Nanni dá algumas dicas básicas de como diferenciar a possessão demoníaca de problemas psicológicos:
1. Quando alguém fala ou entende línguas que normalmente não conhece;
2. Quando sua força física é desproporcional ao tamanho do seu corpo ou à idade;
3. Quando se torna repentinamente conhecedor de práticas ocultas (Adorei o repentinamente);
4. Quando tem uma aversão física a coisas sagradas, como a hóstia ou as orações. (Ou seja: nada de fazer cara feia ao comer a hóstia, hein?)

Um dos seminários do curso, por exemplo, será reservado não só à demonologia e ao ocultismo, mas também à figura do diabo nas culturas antigas e modernas, incluindo o cinema (o que não vai faltar é imagem dele!), a música (Alguém falou em rock? ) e a internet. Achei o programa super dinâmico e contemporâneo, uma vez que o exorcismo, ação em que padres católicos "expulsam" demônios ou espíritos malignos do corpo de alguém, é um dos episódios mais obscuros da história da Igreja.

Não por acaso, o tema sempre mexeu com o imaginário das pessoas. A relação que eu faço, porém, é que o exorcismo foi e ainda é um excepcional instrumento de coerção e um remédio para os males da vida cotidiana: "Não concorda comigo? Tá com o demônio no corpo!", "É rebelde? Tá endemoniado!", "Não vai fazer o que mando nem seguir as leis sagradas? Deve estar possuído!", "Segue outra religião? O demônio está orientando" e por aí vai... Hoje, é atração de programa de TV. Dá ibope e é puro entertainment, com direito a imagem desfocada e voz distorcida.

Bonus Track
Pegando o gancho, sessão cultura sobre exorcismo e demônio.

O Exorcista (1973) - Óbvio. Clássico. Sem comentários. Peguei medo.

Coração Satânico - De Alan Parker, com Robert de Niro que interpreta Louis Cifer. Também peguei medo.

Do amor e outros Demônios, de Gabriel Garcia Marques - Foi lançado em 1994 no Brasil. Nele, uma jovem marquesa supostamente possuída por demônios envolve-se com o padre espanhol encarregado de exorcizá-la. É poderoso o livro. O padre fica doido pela menina que tem, se não me engano, uns 13 anos. Adoro Gabriel!

Divina Comédia (Muitos anos atrás) - De Dante. Clássico do clássico. Ainda estou lendo. Já saí do inferno, estou no purgatório. Espero chegar ao paraíso ainda este ano. Não preciso dizer que pirei com os castigos descritos pelo poeta. Os hipócritas, por exemplo, aparecem no inferno vestidos com uma roupa de ouro brilhante, visualmente atraente por fora, porém pesada como chumbo. Eles são condenados a andar eternamente com a roupa e sofrem e choram, cansados pelo peso intenso. O castigo é o peso que não sentiram na consciência ao pregarem uma coisa e fazerem outra. No inferno, sentem finalmente pelo seu falso brilho.

Rede Record - Madrugada.

etc. Enfim, o que não faltam são referências ao tema, não é mesmo? Alguma sugestão?

Nenhum comentário: