sábado, 26 de agosto de 2006

Não tem preço

Estou envegonhado com esse blog assim... às moscas.

Não tem viv´alma que levante o dedo e diga que aguenta a tosqueira que é a propaganda eleitoral na televisão. Dentre as milhares de coisas que eu poderia citar como motivo de "não acredito no que eu estou vendo", vou destacar duas. Em primeiro lugar, os três apresentadores do programa de Lula.

Em um esforço mórbido, minha mente tenta me convencer que o que eles (os marketeiros) estão querendo com aquelas figuras é dizer que as três "raças" (isso existe?) que formaram o Brasil lá nos idos de 1500 e lá vai fumaça estão ali representadas: o índio, o negro e o branco. É isso??? Precisava??? Se colocasse um negro, ou um índio, vá lá, mas os três não é forçar a barra? Vamos combinar: faltaram os pardos, os morenos-jambo, os amarelos, os sararás, e a infinidade de "etnias" que o IBGE é obrigado a lidar quando faz uma pesquisa nessa linha. Cadê os mestiços?

Sei, não... acho que eles deveriam explicar novamente os "cruzamentos"? Sem dar um google, responda:
Índio + Negro =
Branco + Negro =
Branco + Índio =

Parabéns a quem acertou.

O candidato a cantor de seresta

Outro ponto é o riso em função das sandices ditas pelos candidatos. Jà virei fã do tal Eymael, o democrata-cristão. Ouvir ele dizer: "Quando eu colocar a faixa presidencial... deixe comigo e com as pessoas de bem deste país", não tem preço.

quarta-feira, 9 de agosto de 2006

Cartilha política - Parte I

Ou: como vencer uma eleição

Bem... já que estamos em época de campanha política, nada mais natural que o tema tome conta de nossa vidinha. A partir de hoje, publicaremos aqui uma cartilha com alguns pontos básicos que devem ser seguidos à risca pelos candidatos que quiserem chegar lá, lá no poder, onde o "venha a nós" é seguido com aplicação, o dinheiro público entra fácil no seu bolso, todo mundo passa a te respeitar e a lhe chamar de doutor e o que é melhor: você tem imunidade para tudo que fizer. Tudo, inclusive, roubar, matar e extorquir.

Antes de iniciar a primeira parte da cartilha, é preciso que fique claro que você, candidato, deve ser possuidor de duas características essenciais: carisma e cara de pau. Caso contrário, nem se dê ao trabalho de continuar. Com relação ao primeiro, todos os grandes personagens (políticos ou não) da história são possuidores desse dom, que os eleva acima da multidão e a carrega consigo: Jesus, Buda, princesa Diana, Madonna, Hitler, John Kennedy, Mikey Mouse, Getúlio Vargas, Júlio César, etc. Ou seja, chame atenção de alguma forma: pela sua aparência, chame, voz, história ou dinheiro. Não importa, seja carismático!!! Anotou aí? Então, vamos em frente.

A outra característica, não menos nobre, é a cara de paulismo. Se você quer ser político, provavelmente, já sabe o que isso significa. Mas, como isso aqui é uma cartilha, vou tentar explicar. Todos nós precisamos de uma boa dose de cara de pau em nosso dia a dia. Exemplo: uma moçoila em qualquer rua de EsseEsseÁ está desesperada para ir em um banheiro. Óbvio que não encontra nenhum. Afinal, ela está em EsseEsseÁ. Mas, como Deus opera na vida dela, a menina encontra o de um barzinho, embora queira consumir nada que justifique o uso. Aliás, só quer "consumir" o banheiro. O que ela faz? Usa de todo o charme e pede para utilizá-lo. Responda: o que é isso? Cara de paulismo. Entendeu? Faz parte da vida. Pois bem, todo político é obrigado a abraçar quem não gosta, tirar foto com inimigo de infância e conviver com exemplares personalizados do capeta. OK? Então, vamos às regras.

Regra número 01: Anuncie obras

Como foi dito no post anterior, assim como o metrô de EsseEsseÁ, milhares de obras que estavam paradas há seculos por falta de verba, misteriosamente voltaram a funcionar à pleno vapor em todo o país nesta época. Se você era governo e agora está tentando a reeleição, diga que elas já estavam previstas no orçamento e não têm nada a ver com sua campanha. Faça como Lula. Em 03 de fevereiro, disse: "Não me sinto em campanha. Os que falam isso, na verdade, gostariam que eu não inaugurasse as obras que eu comecei a fazer. Eu sou presidente da República até dia 31 de dezembro de 2006".

- Muita calma nessa hora

Agora, se você não era governo e está correndo por fora, grite. Não admita isso, esperneie, diga que é palanque, que vai entrar com um processo no Tribunal Superior Eleitoral e que o opontente "está fazendo campanha, sim!". A fala tem que ter a garra de uma Heloísa Helena. Quem não chora, não mama. Ah, e se o outro respirar, denuncie.

Regra número 02: Regionalize-se

Essa é uma das regras que pode tanto divertida quanto constrangedora. Mas, não importe-se com isso: você é candidato. O que eu quero dizer: coma buchada de bode no sertão de Cariri, acarajé na Bahia, ande de jegue em Alagoas, beba chimarrão quando for ao Rio Grande do Sul, assista maracatu no Recife, escola de samba no Rio, experimente chope e vista um chapéu típico alemão em Blumenau, seja lá o que for, faça de tudo para impressionar os eleitores locais.

- Huuummmmmm!!!!

Em breve, mais regrinhas. Agora, corra, filho do capeta, corra, porque o tempo é curto!

segunda-feira, 7 de agosto de 2006

Cem anos

Em meio à fétida e profunda lama em que encontram-se os políticos brasileiros, - que, cá pra nós, desestimulam qualquer crença de mudança nas eleições de outubro - soube de uma notícia, no mínimo, inspiradora. É que o TSE registrou 12 candidatos com idade acima de 80 anos concorrendo a vagas tanto nas Assembléias Legislativas como no Congresso Nacional. A Bahia tem os candidatos mais idosos: o militar aposentado José de Souza Pinto, de 102 anos; e a comerciante Deodata Pereira Borges, de 101 anos.

Apesar da idade pra lá de avançada, a galera está mostrando uma baita disposição, mesmo sabendo que poderão juntar-se àquelas figuras nossas de cada dia. Como todos sabemos, de boas intenções o inferno e o Congresso Nacional estão cheios. Mesmo assim, seu José e dona Deodata não deixam de ser exemplos de atitude para pessoas que aos 20, 30 ou 40 anos já não têm perspectiva de nada e acabam por desistir da própria vida. Não encontram motivação para seguir em frente e não sabem que é sempre tempo de começar. Afinal, como dizia Clarice Lispecto: "Viver é um dever".

Promessas de campanha

Por falar em eleições, coincidência ou não, as obras do metrô de EsseEsseÁ foram retomadas, depois de, registre-se, sete meses de paralisação. Falo da última paralisação. Porque já foram tantas que já perdi a conta. Todas elas por causa da falta de verba, principalmente do governo federal.

Para quem não sabe, a construção do metrô da city é uma tragédia grega sem fim. Iniciada em 2000, a previsão de conclusão da primeira etapa, de 12 km, deveria ser 2003. Em que ano estamos mesmo? Agora, é 2007. 2007!!!! E, no final, pasmem, parece que EsseEsseÁ não vai ter metrô, e sim um minimetrô, de apenas seis km. Ou seja, um troço que só existirá para inglês ver. O resto da primeira etapa (!?!), só Deus sabe quando vai ficar pronto. A finalização completa desta obra talvez aconteça quando chegarmos aos 100 anos e algum de nós tenha a disposição de seu José e dona Deodata e tente resolver a situação.

O metrô de EsseEsseÁ é um exemplo das obras que estão à pleno vapor em todo o país nesta época e que servem apenas de palanque para um bando de espertalhões. Parece aquela piada sem graça de advogado:

O advogado recém-formado chega contente para o pai:
- Papai, resolvi aquele caso que o senhor está tentando há mais de dez anos!
O pai dá-lhe um violento tapa e grita:
- Seu burro! É aquele caso que tem nos sustentado nos últimos dez anos!


Haha. Muito engraçado. ;-(

sexta-feira, 4 de agosto de 2006

Morte no orkut

Bem... o assunto é delicado e pode virar capa da Época. Mas, como somos pessoas antenadas e incluídas, vamos nos preparar antes. Todo mundo está cansado de saber que o site de relacionamento Orkut é um sucesso. Até grandes empresas, antes de contratar alguém, dão uma espiada no perfil do candidato, nas comunidades e "amigos" cadastrados e por aí vai. Quem está fora da onda chega a ser até marginalizado.

Toda a brincadeira começa quando a pessoa se cadastra. Ela procura seus amigos, depois os amigos de infância, do secundário, da academia, do cursinho, da faculdade, etc. e aí vai encontrando gente que nunca veria tão cedo de novo na vida. Depois, começa a cadastar os amigos virtuais e também desconhecidos simpáticos. Participa de comunidades com as quais tem afinidade (algumas com mais de 200 mil pessoas, outras toscas) e, depois de todo esse processo, sem ter o que fazer, finalmente brinca de fuçar a vida dos outros. Virou um mundo à parte: tem início e término de namoro, golpes, preconceito, crimes, brigas, spams... enfim... tudo o que se puder imaginar. Até dar condolências a um morto.

Soube, por meio de um conhecido, que uma pessoa havia morrido. Tinha uma vaga idéia de quem era e resolvi ir na página do Orkut. Pois, bem. Lá, para meu espanto, encontrei diversos depoimentos para o "falecido". Sabe, igualzinho àqueles montes de scraps quando alguém faz aniversário. Infelizmente, só poderá ler os depoimentos quem for cadastrado no site, mas destaco alguns:

Carol: "Fiquei muito triste ao saber do acontecido, estarei rezando e ficará sempre em minha memória apesar de não termos nos conhecido pessoalmente, a pessoa maravilhosa que você foi e continua sendo nos corações daqueles que te amam. Esteja com Deus querido amigo! Com carinho, Carol"

Vagner Argôlo: Gente, pelo amor de deus...Ele faleceu foi? De que? Alguem pode me explicar? Quando foi isso? Me expliquem

Mario: "Diga,gostoso,tudo legal mesmo,breve estarei ai."

Martinha: "Oieeee!!! Tudo bemmmm??? Só passei para deixar um grande AbRaÇo e te desejar uma ótima semana com muita Saúde e Felicidade. Aproveite e de uma olhada na mensagem que deixei para você...!!! (copie o link e cole no seu navegador) -> megaorkut.com.sapo.pt/mensagem.cmd"

Lucila: "sem palavras... só tristeza... só isso e tomara q onde vc estiver tudo esteja bem"

Liliane: "Vou sentir sua falta, viu?! Só fui saber hoje! Tô muito triste! Vou orar por ti!"

Paula: MEU ETERNO AMIGO,VOU SENTIR MUITO SUA FALTA.SEU JEITO MEIGO CARINHOSO DE SEMPRE AO RECEBER OS AMIGOS.ESTAR DIFÍCIL ACREDITAR.DESCANSE EM PAZ ONDE ESTIVER.SAUDADES!!!!!!!!!!!!!!!

Pergunta: quem lerá essas mensagens? O morto, a família, os amigos? Será que esse é um espaço mais adequado para fazer esse tipo de declaração ou homenagem? Vamos combinar: nunca tinha visto algo tão mórbido. Não sei o que dizer realmente. Mas que é de um mal gosto abissal, ah, isso é.

quarta-feira, 2 de agosto de 2006

Era do blog

Estou sem tempo nem para me coçar. Apesar disso, vou perguntar se alguém viu a matéria da Época desta semana sobre os blogs? Não, não viu? Pois não perdeu nada. Um texto que diz "o tamanho da blogosfera é impressionante" não merece atenção. Talvez, na próxima semana, eles descubram a roda. Aí, nós, os incluídos, não é verdade?, veremos mais fotos de estrelas em poses irritantes... ops, quer dizer, supercriativas.



O que faltou à Época anunciar é que os blogs se tornaram, na verdade, leituras muito mais interessantes do que revistas semanais como ela, cujos assuntos são tão frios e previsíveis quanto desnecessários. Enfim, não estamos sós...